Dormir de lado, de bruços ou de barriga para cima? Qual a posição ideal?

Dormir de lado, de bruços ou de barriga para cima? Qual a posição ideal?

Você dorme bem?

Para responder esta pergunta, é importante saber que não basta dormir o total de horas necessárias (de sete a oito horas por noite), não roncar ou sofrer com apneia e também não ter despertares noturnos. A posição na qual você dorme também é um fator muito importante para responder: “sim, eu durmo bem”.

E qual seria a posição ideal para um sono de qualidade?

Dormir de lado é a forma mais indicada para um sono de qualidade

Se você dorme de lado, está na posição mais correta para o descanso. Isto porque a coluna fica mais alinhada, a cabeça e os pés ficam na altura do coração – um alívio para a circulação – e o corpo funciona de forma natural durante a noite. Ainda assim é possível melhorar a posição, com a colocação de um travesseiro entre os joelhos – evitando eles batam um no outro e deixando-os alinhados ao tronco – e evitando colocar os braços para cima, pois isso pode ocasionar dores nos ombros ou problemas mais sérios como tendinite e bursite.

A posição de barriga para cima não é a ideal, contudo ela tem suas vantagens, especialmente para as articulações, que ficam mais relaxadas e impedem torções. A coluna é que sente um pouco mais, assim como a respiração, pois nesta posição a língua vai para trás e pode ocasionar ronco ou apneia. Para amenizar isto, recomenda-se a utilização de um travesseiro mais baixo. Assim como na posição lateral, não se deve colocar as mãos para cima, mas deixá-las levemente pousadas sobre o abdômen.

Para quem está acostumado a dormir de bruços, atenção! A posição é contraindicada, especialmente pela possibilidade de causar dores cervicais pela torção de noventa graus do pescoço. Segundo especialistas, mesmo quem se sente confortável nesta posição pode vir a sofrer tendinite, dores nas costas, nos ombros, entre outros problemas. Se esta é a sua posição tradicional ao dormir, é hora de mudar os hábitos!

E a recomendação para quem precisa corrigir a postura durante a noite é ter paciência e não desistir. Mesmo que seja incômodo nas primeiras vezes dormir em uma posição na qual não está acostumado, o benefício está no longo prazo. “Assim que nos acostumamos a dormir da melhor forma possível, estamos prevenindo futuros problemas derivados do sono, caso de bursite, dores nas costas, entre outros casos. E, ao nos acostumarmos a dormir corretamente, o benefício também será sentido na qualidade do sono. Ou seja, é um ciclo de benefícios”, conclui o médico Israel Maia, pneumologista com atuação em medicina do sono.

Com informações do portal Minha Vida



Veja isso também!