DORMIR POUCO (OU DEMAIS) TRAZ RISCOS PARA O CORAÇÃO

Qualquer alteração no tempo ideal de sono pode desenvolver doenças cardiovasculares. Se você dorme muito (ou muito pouco) pode estar mais propenso a males do coração, segundo estudo publicado em 2010 pela revista Sleep. De acordo com esta pesquisa, nos 8% das pessoas analisadas que dormem até cinco horas por noite, o risco de doenças foi 2,2 vezes maior do que quem dorme o período recomendado (de sete a oito horas). O resultado também se mostrou elevado (1,5 vez maior) entre os 9% da população estudada que dorme mais de nove horas por noite.

Segundo os autores do estudo, a associação entre pouco sono e problemas cardiovasculares envolve distúrbios endócrinos e metabólicos. No caso de quem dorme menos do que deveria, os efeitos negativos são a elevação da pressão arterial, a redução da sensibilidade à insulina e o aumento na atividade simpática – efeitos que podem levar ao endurecimento nas artérias. Para quem dorme mais do que o necessário, os problemas estão mais relacionados com a respiração e a qualidade do sono.

“Os resultados sugerem que a duração anormal do sono afeta a saúde cardiovascular.Perturbações no sono podem ser um fator de risco para doenças cardiovasculares mesmo entre pessoas aparentemente saudáveis”, ressalta Anoop Shankar, professor da Escola de Medicina da Universidade do Oeste da Virgínia, nos Estados Unidos. Os pesquisadores analisaram dados de 30.397 adultos que participaram do National Health Interview Survey de 2005, feito pelo Centro de Controle de Doenças, do governo norte-americano, que coletou informações sobre fatores demográficos e características socioeconômicas, de saúde e de estilo de vida da população.
Fonte: UOL Saúde

 



Veja isso também!