QUEM TEM UM ADOLESCENTE EM CASA SABE QUE ESTA FASE DA VIDA

Quem tem um adolescente em casa sabe que esta fase da vida não é das mais fáceis. Nem crianças nem adultos, os jovens costumam criar seu mundo dentro do quarto e criam hábitos de sono bem particulares, geralmente ficando acordados durante altas horas da noite e emendando a manhã debaixo das cobertas.

Mas entender o sono dos adolescentes – e fazer com que eles tenham uma rotina correta – traz benefícios para toda a família. É fato que, por estarem em fase de crescimento, eles precisam dormir um pouco mais do que adultos – em média, de 9 a 10 horas de sono por dia – e que a falta de sono pode levar, assim como a qualquer adulto, a sinais de irritação e mau desempenho no colégio. Especialistas em Medicina do Sono alertam que algumas alterações hormonais da idade alteram bastante o ciclo do sono nessa fase da vida, especialmente a partir dos 12 anos.

Por isso, é importante saber como trabalhar com os adolescentes para que eles se desenvolvam plenamente e consigam tirar boas notas na escola:

1) Limitar o uso do computador:
Já tratamos em diversos posts no blog sobre os males que o uso de TV, videogame, computador e tablets causam na higiene do sono.

 

2) Conhecer as necessidades dos jovens:
Dormir seis ou sete horas pode ser suficiente para os adultos, mas é pouco para os adolescentes, que precisam de um pouco mais tempo de sono para que os hormônios trabalhem o tempo necessário e ajudem no desenvolvimento. Mas cuidem com os hábitos de sono no fim de semana, férias e feriados: passar o dia inteiro dormindo não desenvolve nada, além de mais preguiça e confusão no relógio biológico.

 

3) Pais – conversar para entender:
Muitas vezes tachados de ‘aborrecentes’, os jovens às vezes se fecham no seu mundo e deixam os pais preocupados. Por isso, conversar com eles e buscar o que lhes aflige é fundamental. Muitas vezes, a irritação, o mau humor e distúrbios como a depressão podem ser decorrência de um sono ruim.

 

4) Evitar o excesso de atividades:
Isso também vale para as crianças menores que, por pressão dos pais, se matriculam na escola de línguas, de música e esportes. Os adolescentes também podem exercer outras atividades além do colégio, mas estressá-los com muitas atividades só fará com que tenham mais dificuldade para dormir à noite. Estimular é diferente de obrigar.

 



Veja isso também!