ALIMENTAÇÃO: VOCÊ DORME DE ACORDO COM O QUE VOCÊ COME

Você já pensou que aquilo que você ingere pode estar relacionado diretamente com a qualidade do seu sono?

Estudo norte americano feito pelas universidades da Pensilvânia e de Chicago associa a quantidade de nutrientes ingeridos com a quantidade de hora dormidas. De acordo com a pesquisa, pessoas com alimentação variada atingem sono de qualidade, enquanto que dietas com deficiência de nutrientes podem gerar sono demais ou de menos.

Quem dorme a quantidade de horas recomendada por dia – entre 8 e 9 – mantém dietas com maior variedade de alimentos. O estudo foi feito com base em dados da National Health and Nutrition Examination Survey (pesquisa que coleta informações nutricionais e de saúde dos cidadãos americanos) e constatou relações entre a duração do sono com a presença em excesso ou a deficiência de categorias de nutrientes.

Durante o processo, os pesquisadores perceberam que as pessoas que dormiam por menos de 5 horas diárias – considerado pouco – ingeriam pouca água, vitamina C e selênio (encontrado em grãos, frutos do mar e carne bovina e de aves). Por outro lado, tinham uma dieta composta de vegetais. Já em quem dormia demais – mais de 9 horas diárias – foram frequentemente observadas dietas com mais carboidratos e álcool e menos colina (nutriente encontrado em ovos, cereais integrais, vitela e fígado de aves), teobromina (composto existente no chocolate) e ácido dodecanóico (presente no óleo de coco).

Apesar da constatação, os autores da pesquisa afirmam que ainda serão necessários mais estudos para explicar se as associações entre a dieta e a qualidade do sono são decorrentes de disfunções de apetite ou se os nutrientes dos alimentos têm efeitos psicológicos na regulação do sono.

Fonte: Saúde Plena



Veja isso também!