DICAS PARA EVITAR O RONCO
Quem acha que o ronco é apenas um leve distúrbio está subestimando um mal que pode levar a quadros mais graves como apneia obstrutiva do sono, problemas respiratórios e até mesmo doenças cardiovasculares. Portanto, se você ronca, tem pelo menos dois motivos para procurar tratamento – além dos problemas para saúde, o ronco causa um grande constrangimento para quem divide a cama ou o quarto.
Mas há formas de evitar o ronco cuidando também da saúde e uma delas é a perda de peso, pois a gordura costuma se concentrar na região do pescoço, estreitando a faringe e prejudicando a passagem do ar. Há também quem costuma roncar só quando ingere álcool e isso tem explicação: assim como alguns medicamentos, as bebidas alcoólicas relaxam os músculos. E um relaxamento além da conta pode causar o ronco.
O mesmo acontece quando há problemas na arcada dentária ou dentes que não estão devidamente alinhados (cujo problema pode ter origem na respiração ruim). Ou seja, esteja em ordem tanto com o dentista quanto com o otorrinolaringologista! Importante saber também se você não sofre de problemas anatômicos (como desvio de septo nasal ou tem amídalas e adenoides aumentadas) ou de rinite alérgica, que costuma deixar o nariz entupido e nos faz respirar – de forma errada – pela boca.
Na hora de dormir, prefira a posição de lado ou de bruços. Quando dormimos de barriga pra cima, a tendência é abrir um pouco a cavidade oral e deslocar mandíbula, pressionando a faringe, o que leva ao ronco.
Fontes: Minha Vida e Tribuna de Cianorte