FATORES GENÉTICOS INFLUENCIAM O SONO DAS CRIANÇAS

Se o seu bebê demora para dormir ou acorda várias vezes durante o soninho da noite, a genética, muito mais do que os fatores externos, pode ser a principal causadora do problema. Pesquisadores do Canadá analisaram os relatos de mães de quase mil gêmeos (405 idênticos e 586 fraternais), nascidos na região de Quebec, e descobriram que os genes determinam, em grande parte, a qualidade do sono da noite.

Elas apontaram o padrão de sono de cada um dos filhos, o que deu a possibilidade de comparar os tipos de sono de gêmeos idênticos e não idênticos, incluindo as horas de adormecer diário e a frequência com que acordavam e precisavam de ajuda para voltar a dormir. Os gêmeos idênticos partilhavam do mesmo padrão de sono enquanto que os fraternais não.

Com base na análise dos tipos de sono dessas crianças, o estudo revelou que a duração do descanso diurno na primeira infância é influenciada pelo ambiente onde a criança dorme, enquanto que a duração do sono noturno é afetada principalmente por fatores genéticos. De acordo com os pesquisadores, a genética controla o sono de cerca de 71% das crianças que dormiam pouco à noite.

A pesquisa conclui que o sugestionamento genético não pode ser evitado, mas os fatores ambientais podem ser alterados para que a criança tenha um sono mais regular, essencial para o seu desenvolvimento físico e mental.

Fonte: Pais e Filhos