GRIPE E SONO: DORMIR POUCO AFETA SISTEMA IMUNOLÓGICO

Existe alguma relação entre sono e imunidade? Sim, de acordo com pesquisadores da Universidade Carnegie Melon (EUA), que chegaram a esta conclusão em estudo publicado na revista “Archives of Internal Medicine”, em 2009. Segundo a pesquisa, dormir menos de oito horas por dia torna o organismo presa fácil do vírus da gripe. Mas não é só a quantidade que afeta o sistema imunológico. A qualidade do sono(se é constante, se não há distúrbios respiratórios) também pode reduzir as defesas do corpo e deixa-lo suscetível a doenças.

O teste foi feito com 150 voluntários ao longo de 14 dias, que depois deste período tiveram o vírus da gripe inoculado através de gotas nasais com rinovírus. Como esperado, os sintomas de um quadro gripal apareceram em alguns dos participantes. Mas o cruzamento dos dados mostrou uma relação direta entre os hábitos de sono e a instalação do vírus. Dormir sete horas ou menos por dia aumentou em quase três vezes a possibilidade da gripe se manifestar.

Os pesquisadores também comprovaram que perder 10% do tempo de qualidade do sono podeaumentar em mais de cinco vezes a chance de ficar gripado quando infectado. Para os médicos, a produção de citocinas (substâncias que regulam a resposta do sistema imunológico) fica comprometida pela falta de sono.

Em períodos como o inverno – e com os riscos dos vírus H1N1 – recomenda-se um sono saudável, dentro do tempo mínimo necessário, e acima de tudo com qualidade.

Fonte: Gazeta Online



Veja isso também!