OUVIR MÚSICA ENQUANTO DORME AJUDA MEMÓRIA, AFIRMA PESQUISA.
Dormir ouvindo música pode ser um bom reforço para sua memória. Mas não é qualquer música, é claro. Foi o que apontou uma pesquisa realizada na Alemanha, feita com 11 pessoas que foram expostas a estímulos sonoros, em testes feitos na Universidade de Tübingen. Quando esse estímulo foi sincronizado com o ritmo das ondas cerebrais percebeu-se mais facilidade de lembrar o que haviam aprendido na noite anterior. As informações foram publicadas no jornal inglês Daily Mail.
A ciência já conhecia que as oscilações na atividade cerebral durante o sono eram fundamentais para a memória. Mas o estudo alemão é o primeiro que mostra que é possível melhorar esse movimento por meio do som – as oscilações são ampliadas e as ondas cerebrais tornam-se maiores durante o sono se tiverem o impulso adequado.
A pesquisa mostrou que o estímulo fora do ritmo do cérebro não traz benefícios e que a técnica pode ajudar a melhorar o sono também. As alterações ocorrem na fase de descanso em que o cérebro retém grande parte das recordações, o chamado período uni-hemisférico.
Segundo Jan Born, co-autor do estudo, o detalhe está na aplicação de um estímulo auditivo numa baixa intensidade, que pode ser usado para fortalecer outros ritmos cerebrais, “tal como os ritmos que ocorrem enquanto estamos acordados e são responsáveis pela capacidade de atenção”.
Fonte: Saúde Terra e Correio da Manhã