DORMIR MAL PODE AUMENTAR RISCO DE CÂNCER DE PRÓSTATA

Mais um motivo os homens se preocuparem com um sono de qualidade. Cientistas da Islândia notaram em estudo publicado no jornal Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention, da Associação Americana de Pesquisa do Câncer, que há uma relação entre homens com problema de sono e a incidência de câncer de próstata.

O estudo foi realizado entre 2002 e 2009 com 2.100 homens que no começo da pesquisa não tinham nenhum nódulo ou tumor na próstata. Ao longo dos anos, várias vezes eles foram questionados sobre os hábitos do sono, a ocorrência de distúrbios e dificuldades para dormir, se utilizavam medicação, entre outras questões – 8,7% do total disseram ter problemas sérios para dormir.

Ao longo da pesquisa, 135 homens apresentaram casos de câncer de próstata e, na comparação com os hábitos de sono, os cientistas perceberam um aumento proporcional de riscos quanto mais difícil era pegar ou se manter no sono. Para os pesquisadores, é preciso fazer estudos mais aprofundados sobre a relação entre o sono e a doença. Se comprovada a relação, isto pode ajudar a criar novas formas de prevenir este tipo de câncer.

Mesmo assim, não custa seguir os 10 mandamentos do sono para adultos para evitar outros problemas que a falta de um descanso correto causam.

Fonte: Minha Vida



Veja isso também!