VESTIBULANDOS: ANTES DAS PROVAS, DORMIR BEM É FUNDAMENTAL
Quando se aproxima a ‘hora da verdade’, ou melhor, o dia do concorrido vestibular, os concorrentes devem se preocupar mais com o descanso físico e mental do que com o conteúdo que eventualmente ainda não conseguiram aprender A dica é do médico pneumologista Israel Maia, que atua há 12 anos na área de medicina do sono em Florianópolis.
“A preparação para o vestibular é como a preparação para uma corrida. Nos dias que antecedem as provas, é mais recomendável dormir bem, descansar o corpo e a cabeça para ter um bom rendimento no exame”, explica.
Trocar as horas de sono por estudo às vésperas da prova só estressa o cérebro, o que pode comprometer o desempenho do candidato. “Estude o necessário mas não deixe de dormir pelo menos oito horas por dia. Ficar mais tempo acordado diante dos livros e apostilas não nos faz mais produtivos, pelo contrário. O cérebro precisa do descanso para repor as energias e para guardar as informações que recebe”, completa Maia.
Outras dicas do especialista para que, com a caneta e a prova na mão, sua concentração e produtividade sejam ideais:
* Na semana que antecede as provas, reduza o tempo de estudos e durma pelo menos oito horas por dia.
* Para não confundir o relógio biológico, não vá dormir de madrugada e acordar no fim da manhã. Durma e acorde mais cedo.
* Antes de dormir, evite café, chás, bebidas de álcool e outros estimulantes. Comidas pesadas à noite também devem ser evitadas.
* O sono ajuda a fixar o conteúdo aprendido ao longo de sua vida, portanto, ao dormir você não está deixando de estudar, mas sim preparando a mente para um bom desempenho.
* Relaxe durante o dia e procure se distrair, fazendo caminhadas.
* Beba bastante líquido ao longo do dia, especialmente quando as provas ocorrerem no verão. Desidratação e perda de sais e vitaminas são ruins para nosso corpo.
Agora é com você, boa sorte!!