CUIDADOS COM O RECÉM NASCIDO
CUIDADOS COM O RECÉM NASCIDO
(Projeto “Promoção da Segurança no Ambulatório de Pediatria” – SPRS)
ACONSELHAMENTO MÍNIMO EM SEGURANÇA
Providenciar berço e/ou cercado com grades altas e separação máxima de 6 cm, sem protetores de berço. O recém-nascido deverá ficar em decúbito dorsal (barriga para cima) com o mínimo de travesseiro possível (anti-sufocante). No automóvel, utilizar assento de segurança adequado para recém-nascido.
MORTE SÚBITA
Apesar das causas desconhecidos a AAP (Academia Americana de Pediatria) recomenda para sono seguro, prevenção de morte súbita e sufocamento:
- Dormir de barriga para cima;
- Dormir em superfície firme;
- O bebê não deve dormir na cama com os pais. Se optar por cama compartilhada, tomar cuidados para evitar sufocamento.
- No berço, somente o bebê (bichos de pelúcia, travesseiros, ou outros objetos devem ficar fora do berço, inclusive protetores);
- Dar somente leite materno até os 6 meses, sem oferecer água, chás (botulismo) ou quaisquer outros alimentos.
- Amamentação no seio e vacinação também são importantes contra a morte súbita;
- Ao menos até o 28º dia de vida, não oferecer chupeta ao bebê;
- Não cobrir cabeça, mãos e pés. (Regulação térmica é feita pelas extremidades. Bebes tem mais dificuldade para perder calor).
- Não expor a criança até 2 anos de idade à telas (tablets, tvs, celulares).
- Nas trocas de fraldas, usar algodão e água morna. Secar, sem esfregar, com pano ou lenço de papel. Usar cremes protetores como: desitin/hipoglós.
- Não usar lenço umedecido (alergia) / Não usar talcos.
- No banho, não usar produtos com parabenos, álcool, corantes e sal. Pode usar Mustela (mousse), Granado bebe, Parant’s choice.
- Manter a criança descalça a maior parte do tempo possível.
- As diluições das fórmulas infantis( nan, aptamil) devem ser feitas com água em temperatura em torno de 70C e depois esfriar em banho maria para oferecer.
- Iniciar vita D (400ui/gt). Dar 1gt 1x dia.
- Dar L reuteri – 5 gotas 1 vez ao dia (probiótico).
- Pode-se usar mylicon gotas (3 gotas até 08/08 h) se excesso de gases.
- Higiene nasal com sorine SSC, maresis, rinossoro, salsep, nasoclean, ou soro fisiológico 3-4 x ao dia. Soro deve ser amornado, deve estar na temperatura do corpo ( 36C, tipo água de banho).
GESTANTES E LACTANTES
- Evitar doces, queijos azuis, gordura trans, excesso de frutose / não tomar sucos. (Alteração de paladar e efeito adipogênico).
- Evitar excesso de leite e derivados.
- Tomar cuidado com a ingestão de alimentos que causem fermentação como pães, doces, feijões, repolho, batata doce, pimentas, vegetais verde escuro crus. Os derivados lácteos também podem dar desconforto para as lactantes e seus bebês. Evitar também castanhas, nozes, amendoins, alho e cebola, são algumas das medidas recomendadas.
- Mães que amamentam podem manter vitamina D/ ômega 3/ ferro/ Luteína.
- Os alimentos mais envolvidos em alergia na primeira infância são: leite de vaca; ovo; soja; glúten; amendoim; crustáceos; frutos do mar. Mães que amamentam ao seio, observar alterações no bebe quando ingerir estes alimentos.
- Até os 4 meses de idade não é necessário higiene bucal para os bebes amamentados exclusivamente ao seio materno.
TESTE DO OLHINHO – REFLEXO VERMELHO
O retinoblastoma é o tipo mais comum de câncer que acomete os olhos na infância. Ele é um tumor maligno, bastante agressivo, pode provocar cegueira e até levar o paciente à morte. Pode estar presente já ao nascimento ou aparecer até os 5 (cinco) anos de idade. Um dos exames mais importantes para detectar o retinoblastoma a tempo é o teste do olhinho.
O retinoblastoma é uma doença que tem 100% de chances de cura se diagnosticado precocemente. Solicite regularmente ao médico para realizar o exame.
*Agendar na recepção no 3º mês de vida e repetir o exame a cada 3 meses.
Clique no link abaixo para maiores informações sobre o exame:
TESTE DA ORELHINHA – OTOEMISSÕES ACÚSTICAS
*Repetir no 3º mês de vida e repetir com 1 ano de idade e depois com 2 anos.
Resp. Tec: Dr. Cleomar V. Marcon
CRM SC 13554
Clique no link abaixo para acessar a cartilha de acidentes infantis: